Atividade com os alunos do Pré I.

“Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade.”
(Paulo Freire)

 

Letrar significa inserir a criança no mundo letrado, trabalhando com os diferentes usos de escrita na sociedade.

Essa inserção começa muito antes da alfabetização propriamente dita, quando a criança começa a interagir socialmente com as práticas de letramento no seu mundo social. O aluno é um construtor dos seus conhecimentos e, nesse processo, passa por etapas importantes que vão da visualização até o reconhecimento da escrita em diferentes lugares e formas, por exemplo: quando os pais de uma criança leem para ela, quando uma pessoa faz anotações, observando os rótulos que indicam os produtos, etc.

Na Educação Infantil, iniciamos esse trabalho com a escrita do nome, que fornece às crianças um repertório de letras que lhes servirá de fonte de informação para produzir outras escritas.

Além disso, o contato com a grafia do próprio nome proporciona à criança o seu reconhecimento como sujeito, que possui um nome que é só seu.

Baseando-nos nesses conhecimentos, planejamentos, atividades diversificadas para as turmas do Pré I, os alunos estão realizando diferentes trabalhos com seus nomes e se aproximando cada vez mais do processo de letramento, através de atividades como:

  • escrita do nome na lousinha;
  • atividades com a plaquinha do nome;
  • pesquisa com a família sobre a história do nome;
  • observação da letra inicial do nome;
  • pesquisa das letras do nome em jornais e revistas;
  • “Pintura Mágica” para descobrir o nome;
  • textura do nome com areia colorida.

Diariamente, os alunos são incentivados a conhecer a escrita de seu nome, desde a hora da chamada, através da lista de nomes exposta no mural da sala, até as atividades práticas e de registro.

 “Prô, o meu nome começa com a letra A!”
Arthur Fallanga

“Eu já consigo escrever o meu nome sozinha!”
Gionanna Burga

“Prô, agora que eu já sei escrever meu nome, quero escrever em todo lugar! “
Gabriel Silveira

Queridos alunos, continuem se dedicando a essas atividades que fazem parte da identidade de vocês.

Professoras Cristiane Novoa e Daniele Caruso.
Orientadora Pedagógica Paula Prado.

Galeria de Fotos