Vulcões e correntes de convecção

Vulcões e correntes de convecção   Vulcões e a dinâmica terrestre sempre são assuntos que geram curiosidade aos alunos. Para exemplificar esses fenômenos, os alunos dos 6os anos foram ao laboratório para visualizar uma “erupção vulcânica” provocada pela reação química de água oxigenada 40vol., Iodeto de potássio e detergente. Para compreender as correntes de convecção,…

Veja mais

Dia Mundial da Água

Hoje se comemora o Dia Mundial da Água, mas há o que comemorar? Um recurso cada vez mais escasso e mal utilizado, e primordial para a vida na Terra. Os alunos dos 7os anos debateram em sala e produziram cartazes informativos sobre a questão da água. Assuntos como a poluição dos rios, consumo consciente e…

Veja mais

Resposta a estímulo luminoso

Considerar algo como vivo não é uma tarefa fácil. Entretanto, os seres vivos costumam apresentar características típicas, como a capacidade de reagir a estímulos. Sendo assim, com o objetivo de verificar a reação de brotos de feijão a estímulos luminosos orientados, os alunos plantaram as sementes em caixas de papelão. Internamente, as caixas continham obstáculos,…

Veja mais

Placas Tectônicas

Por que não compreender as placas tectônicas de uma forma diferente? Os alunos dos 6º anos estudaram e montaram um quebra- cabeça das placas tectônicas, assim puderam visualizar a posição do Brasil na Placa Sul-Americana, os locais onde ocorrem mais terremotos e suas consequências.    

Veja mais

Reforma Agrária

A questão agrária no Brasil foi tema da 1ªsérie do EM. Depois de uma discussão em sala, apresentando um histórico do problema, os alunos participaram de um debate relacionando o passado e o presente. O objetivo não é discutir política, mas a situação de um setor importante para a economia do Brasil.  

Veja mais

“Olhos de enxergar”

Na aula de Redação da 1a. série do EM, os alunos trabalharam Descrição de um jeito diferente: com canetinha, lápis colorido e muita criatividade!  A partir da descrição feita pela aluna Karoline Matos, os alunos desenharam a obra Rosa e Azul, de Renoir. Para finalizar, a professora leu a crônica ” O cego, Renoir, Van…

Veja mais