As Palavras Voam

Criatividade, busca, cuidado. O sexto ano pensou nessas palavras para desenvolver móbiles, após a leitura e interpretação do texto “ As palavras voam”. O aluno Téo Fonseca, do 6D, disse que adorou fazer o móbile, pois pesquisou, analisou e associou palavras ligadas à liberdade! Vejam os trabalhos: Profa. Cinthia Moreto Costa.  

Veja mais

Modelos celulares comestíveis

No ensino de Ciências, a preparação de maquetes para os modelos celulares sempre foi de grande valia, pois transfere para o concreto algo que é microscópico e abstrato. Para atender tal objetivo, de maneira muito mais agradável e prazerosa, nossos alunos prepararam modelos celulares comestíveis com suas respectivas organelas. O resultado foi espetacular, já que…

Veja mais

Culinária e Ciências

Objetivo: Identificar os tipos de células e suas estruturas. Os alunos levaram, para a aula realizada na cozinha experimental, uma massa de pizza e seus ingredientes e tiveram a missão de representar cada parte (estruturas básicas e organelas) da célula. Antes da montagem da célula eles elaboraram um cartaz,que mostrava qual parte da célula cada…

Veja mais

Agora o Fundamental II, tem uma Composteira!!!!

Com o intuito de dinamizar mais as aulas de Ciências, Biologia e Geografia, o Colégio adquiriu uma composteira transparente, onde os alunos poderão visualizar cada etapa do processo de compostagem, assunto que estudamos, quando falamos sobre o solo. A compostagem é um processo de transformação da matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico. É…

Veja mais

Aprendendo as etapas do Método Científico

Objetivo: realizar uma das etapas do método científico, realizando experimento e testando uma receita para verificar se a massa vai crescer e ficar saborosa. Foi escolhida uma receita de bolo de chocolate, sabor preferido entre as crianças; Cada aluno trouxe um ingrediente, e todos participaram da confecção, observando e seguindo cada instrução da receita. Após…

Veja mais

Aprendendo as etapas do Método Científico

Desenvolvemos uma das etapas do método científico, testamos uma receita de bolo de chocolate(preferência das crianças), além da vivência em fazer a massa, observar a mediação dos ingredientes, as misturas e o resultado, observamos o crescimento no cozimento, apreciamos o sabor e ainda conseguimos explorar a criatividade de cada aluno na hora de decorar os…

Veja mais

Solos

Os alunos dos 7º anos, ainda aprendendo sobre solos, foram ao laboratório para observar três situações sobre sua utilização. Em três garrafas pet foi colocado o mesmo solo, porém em uma havia plantas; outra grama e rochas e, por último, o solo nu. Foi jogada água nas três garrafas de forma uniforme, e concluiu-se, de…

Veja mais

Preparando para a autocorreção

Os alunos da 3a. Série do EM fizeram uma atividade lúdica, que teve como objetivo, prepará-los para a autocorreção. Em situações do cotidiano, gravaram diálogos e, após o direcionamento da professora, perceberam vários desvios da norma padrão, problemas com hipercorreção e linguagem vazia. A aluna Camila Stefano comentou que adorou a atividade, pois percebeu que,…

Veja mais

Análise de texto

Hoje, durante o aulão de redação, os alunos foram convidados a analisar um texto de vestibular. Em grupos, perceberam problemas de coesão e coerência, norma culta, textos que foram copiados da coletânea ( sem um olhar analítico) e estrutura. O resultado foi muito positivo e os alunos gostaram muito. Alguns até pediram bis! Profa Cinthia…

Veja mais