Aula Interativa: Aulas Digitais com iPad do Infantil ao Ensino Médio

Acontece no Piaget

Adaptação escolar na Educação Infantil: é hora de conhecer novidades!

        O ingresso da criança na Educação Infantil determina a passagem de um contexto familiar para outro universo social: a escola. É nesse espaço, vivenciando experiências prazerosas com a brincadeira, o contato com seu próprio corpo e com as coisas de seu ambiente, por meio da interação com outras crianças e adultos, que desenvolverá capacidades relativas à auto-estima, ao raciocínio, ao pensamento e à linguagem.

       Nesse período de adaptação é comum que a família fique ansiosa, pois os pais e nossos pequenos estão se adaptando a uma nova Instituição.

        O Colégio Colégio Piaget e seus professores, objetivando atender bem seus alunos, preocuparam-se com alguns cuidados especiais nesse período tão importante para nossos pequenos e seus pais, proporcionando de um ambiente tranqüilo para a chegada dos pais e alunos.

        As atividades programadas atendem ao gosto das crianças, procurando o que mais atrai, variando para distraí-las e adequando à sua faixa etária.

        Assim, os brinquedos, os locais para se visitarem na própria Escola, muitas atenções, muitas outras crianças para brincar, lanches gostosos, mesinhas, cadeiras e até sanitários adequados para os nossos pequeninos, tudo foi bem estruturado pelo Colégio Colégio Piaget.

        Sabemos que não será logo nos primeiros dias que as crianças vão imediatamente gostar de tudo isso, pois o ambiente escolar é um mundo novo para as crianças, cabendo aos pais confiar na escolha que fizeram e transmitir essa confiança aos filhos.

        Algumas dicas que ajudam a família nesse início:

- expliquem para a criança que irá para uma escola, onde irá aprender brincando e encontrará outras crianças e adultos;

- na Escola, usamos roupas diferentes de nosso cotidiano; o uniforme é a roupa adequada para esse local de aprender e brincar;

- digam sempre a verdade para a criança. Mesmo diante de seu choro, mais benéfico para ela será saber que os pais lhe disseram a verdade;

- não se atrasar para levá-la e para buscá-la após as aulas. Quando os pequenos percebem que os pais dos colegas estão chegando, a ansiedade costuma aumentar;

- lembrar sempre que o choro faz parte desse processo. Se os pais cedem, a adaptação pode ficar mais difícil, estendendo-se por um tempo mais longo;

- evitar que a criança falte na escola durante esse período;

- nesse início, fiquem à vontade para enviar algo que dê segurança, como chupeta e fralda. No decorrer da adaptação iremos retirando esses objetos e guardaremos na mochila;

- sempre que houver dúvida, escrever na agenda para as professoras ou entrar em contato com a Orientadora Pedagógica para trabalharmos em conjunto.

       Agradecemos sua escolha e confiança. Juntos, contribuiremos para o desenvolvimento integral de nossos pequenos. Contem conosco!

       Equipe Pedagógica do Colégio Colégio Piaget