Para introduzir o conteúdo “divisão silábica”, os alunos do 2° ano foram divididos em quatro grupos, cada grupo recebeu um envelope com dez palavras cortadas em sílabas e uma cartolina.

A regra era: montar as palavras em forma de lista.
Após a montagem, os cartazes foram expostos na lousa e as crianças tiveram que adivinhar o “segredo” que estava escondido em cada cartaz.

O primeiro cartaz tem palavras com uma sílaba, o segundo com duas, o terceiro com três e o quarto tem palavras com quatro, seis e sete”
( Julia Vieira 2° A)

Então, foi informado às crianças o nome correto para cada “segredo”:
MONOSSÍLABA: quando a palavra tem apenas uma sílaba
EX: sol, ar, pé, mão
DISSÍLABA: quando a palavra tem duas sílabas
EX: nuvem, lua, mala
TRISSÍLABA quando a palavra tem três sílabas
EX: mochila, caderno, borracha
POLISSÍLABA quando a palavra tem quatro ou mais sílabas.
EX: pirulito, Caraguatatuba, paralelepípedo.

Rapidamente o conteúdo foi assimilado e as crianças começaram a dar exemplos e classificar as palavras que vinham à cabeça.

Lápis é dissílaba”
(Caio Nascimento – 2°A)

Menino é trissílaba né, Pro?
(Kaio Vinícius 2° B)

Meu nome é polissílaba? Juliana?
( Juliana Lisbão – 2° B)

Após o jogo, foi feito o registro e atividades diversas.
Professoras Carla e Talita