id_gal_16451.JPG

Momento de estudo e atividade da criança.

Quando pensamos em tarefa de casa, imaginamos algo prazeroso, um momento em que a criança tem para refletir sobre seu aprendizado, colocando em cheque o seu conhecimento sobre determinado assunto estudado ou mesmo um momento de troca entre a criança e sua família.

Aqui, no Colégio Colégio Piaget, a tarefa de casa é enviada desde o Pré I, com o objetivo de incentivar desde já o hábito de estudo.

Contudo, alguns pais pensam que é correto fazê-la pelo filho, mas a criança deve perceber que a tarefa é de sua responsabilidade.

É muito importante que a criança tenha um horário determinado para a realização da tarefa, num ambiente calmo e livre de qualquer coisa que possa tirar sua atenção.

Como nossos pequenos da Educação Infantil ainda não conseguem ler, cabe aos Pais orientá-los quanto à realização das tarefas.

Em caso de dificuldade, os Pais precisam comunicar à professora, agindo em parceria.

Aos poucos, a criança vai desenvolvendo a responsabilidade, percebendo que a tarefa pode se tornar um momento agradável e prazeroso, além de perceber que, através dela, é possível compreender melhor os conteúdos trabalhados na Escola, tornando seu aprendizado mais consistente.

Aos poucos, os Pais podem mostrar para o filho que a tarefa de casa é como uma outra tarefa que a criança tem, como guardar os brinquedos, arrumar aquilo que bagunçou, limpar uma sujeira que fez, etc.

Assim que a criança terminar de fazer a tarefa, é importante que os Pais confiram-na e que elogiem o filho.

Afinal, quem não gosta de um elogio depois de uma tarefa cumprida?

                Veja matéria da revista Época

Professora Daniele Caruso.
Orientadora Pedagógica Paula Prado.

Galeria de Fotos