Trabalhando sólidos geométricos

Atividade com os alunos do 3º ano A.

Aprender Matemática pode ser muito divertido e significativo quando associada à realidade das crianças.  Quem já criou uma figura usando apenas figuras geométricas? E quem já brincou de ver formas geométricas nas nuvens?

O lúdico atrai o aluno e dá mais significado ao aprendizado. É por isso que para trabalhar sólidos geométricos, os alunos do 3° ano trouxeram para o Colégio algumas embalagens de produtos diversos.

Durante a aula, conversamos bastante sobre formas e sólidos geométricos, tentando perceber semelhanças e diferenças entre eles. Em seguida, todas as embalagens foram observadas e classificadas de acordo com suas características, ou seja, associando cada uma a um sólido geométrico.

A atividade teve como objetivo levar o aluno a compreender o que é forma geométrica e o que é sólido geométrico, sendo um mais abstrato e o outro, concreto.

Para finalizar, aproveitamos as várias embalagens para conversar um pouquinho sobre coleta seletiva e separar as embalagens depositando cada uma no latão de coleta seletiva correto.

Professora Patrícia T. Cavallotti

“A gente aprendeu bastante coisa sobre as formas geométricas e os sólidos geométricos.”
Lucas Cavallaro

“ Aprendi que o triângulo é pirâmide, o retângulo é paralelepípedo e o quadrado é cubo.”
Caiaan Izzo

“ A atividade foi bem legal porque a gente aprendeu muitas coisas. “
Letícia Oliveira

Galeria de Fotos