projeto-ensinando
projeto-ensinando2

Alunos aprendizes em aula de informática educacional

Alunos voluntários ensinando noções de informática educacional

Ensinando e Aprendendo

De um lado, a necessidade de crianças e adolescentes carentes da comunidade em obter noções básicas de informática; de outro, alunos do Colégio Piaget com vontade de ajudar. Junte a vontade das famílias em proporcionar aos seus filhos condições para um melhor aprendizado, melhor desempenho escolar e, consequentemente, uma futura colocação no mercado de trabalho.

Dentro desse contexto, nasce em 2007, o Projeto Ensinando, percebendo que uma intervenção na realidade em que vivenciávamos se fazia necessária e tínhamos condições de intervir de maneira positiva. O Colégio estava disposto a oferecer a estrutura e recursos  e os alunos, com muita energia e espírito de solidariedade, querendo arregaçar as mangas e colocar em prática suas ideias.

Atualmente, no início de cada ano, são abertas as inscrições para os alunos voluntários, bem como para os alunos “aprendizes”. As atividades a serem trabalhadas são definidas junto aos alunos voluntários.

As aulas são planejadas semanalmente, de acordo com as necessidades e progressos do grupo, ministradas por alunos voluntários, com a supervisão da Assistente de Direção Pedagógica e, em 2008, conquistamos o primeiro professor voluntário – Sérgio.

Os objetivos estão sendo alcançados satisfatoriamente, estamos recebendo um ótimo retorno da comunidade atendida, além da aprovação dos alunos voluntários e dos responsáveis por eles.

Além das aulas, há um processo de avaliação de acordo com o desempenho e frequência nas aulas, além da apresentação de um trabalho de conclusão.

Estamos felizes com os resultados que estão sendo alcançados e nosso objetivo é o de ampliar o número de alunos atendidos.  A preocupação com o encaminhamento profissional dos alunos também existe. Preparamos com os adolescentes, acima de 14 anos, atendidos pelo projeto, seus currículos para que sejam encaminhados para empresas e ingressem, assim que possível, no mercado de trabalho, como estagiários.