Siga essa ideia

Preocupados com o elevado índice de infrações e acidentes de trânsito, percebemos a necessidade de implantar um programa educativo que pudesse interferir na realidade do complexo sistema de trânsito de nossa cidade. A atuação em prol de um trânsito melhor já havia sido expressa nas instalações físicas, quando o Colégio Piaget foi pioneiro na construção de pistas de embarque e desembarque de alunos e acessos exclusivos para os transportes escolares. Surge, então, no ano de 2002, a ideia do Projeto Trânsito Consciente e criação da Minicidade de Trânsito.

Esse projeto visa conscientizar nossos alunos, pais e, consequentemente, familiares e amigos sobre a importância das regras de trânsito, tanto para os motoristas quanto para os pedestres. A ideia também é a de mudar atitudes para melhorar o trânsito e a qualidade de vida das pessoas. Na proposta curricular, o programa encontra correspondência no desenvolvimento de valores, atitudes, limites e ações de cidadania nas diversas disciplinas.

Trabalhamos a Educação para o Trânsito em aulas ministradas por alunos voluntários às turmas de Educação Infantil ao 5º ano. Também atendemos alunos de escolas da região que agendam aulas conosco.  São recebidos mais de 200 alunos por ano, de mais de 20 escolas, que trabalham em parceria com o Colégio Piaget, com atividades em nossa Minicidade de Trânsito, planejada e estruturada especialmente para esse projeto.

Em dramatizações, músicas, histórias, jogos e vivências com bicicletas e triciclos, e os alunos precisam seguir as regras, obedecendo às placas de sinalização e faixas de segurança e retenção.

Acreditamos que, mais do que tentar “modificar as atitudes” dos motoristas atuais, temos que formar futuros motoristas e pedestres conscientes e capazes de transformar o trânsito, tornando-o mais “seguro” e  “responsável”.

CONHEÇA NOSSA MINICIDADE DE TRÂNSITO >>