Aula Interativa: Aulas Digitais com iPad do Infantil ao Ensino Médio

Acontece no Piaget

XXIV Feira Cultural Piaget – Consciência Planetária – Educação Infantil e Ensino Fundamental 1ª e 2ª série

            A Feira Cultural 2007 buscou sensibilizar o público – alunos, pais, visitantes e comunidade escolar – acerca das questões ambientais que envolvem nosso Planeta.

         Os alunos estudaram e apresentaram trabalhos que envolveram os animais, as plantas, os rios, a água e nossa relação com cada um desses itens naturais, buscando preservar a natureza.

         O aluno Nathan Casaes, da 2ª série B, elaborou uma produção de texto sobre o Projeto que desenvolveu junto aos seus colegas e professoras, relatando etapas importantes da pesquisa:

 

    “Eu vou falar sobre o nosso projeto “A Floresta Amazônica pede socorro” desde o início.

   Um dia, a Prô pediu para desenhar a Floresta Amazônica.

   No dia seguinte, a Prô trouxe três desenhos escolhidos e o principal foi o meu. No mesmo dia, eu tive que pintar um quadro, que ficaria na porta da nossa sala todos os dias, até a Feira Cultural chegar. Depois, ela falou para eu escrever em uma placa de madeira “A Floresta Amazônica pede socorro”.

   Alguns dias depois, nós fizemos árvores com caixas de papelão e flores de mentira, após pesquisamos, lemos lendas, tudo sobre a Floresta Amazônica.

   Quando chegou o dia 15 de setembro, nós apresentamos tudo para os pais, familiares e amigos, pois todos temos de saber a importância e o que está acontecendo com o pulmão do mundo.

   A Floresta Amazônica está sofrendo com a retirada das árvores e dos animais que são mortos pelos caçadores ou presos em gaiolas para serem vendidos.

   Eu acho que esse Projeto é importante porque nós temos que mostrar para as pessoas que a gente está matando a Floresta Amazônica.”

 

   Outros alunos deixaram seus depoimentos acerca dos trabalhos que apresentaram na XXIV Feira Cultural:

 

“Eu gostei de ver meus amigos fazendo as coisas e gostei também do teatro que cantava a música da Dona Baratinha que queria casar.(O Projeto da série) era dos Bichinhos de Jardim. Tem borboleta, joaninha e caracol.”

(Laura Trigo – Maternal)

 

“O nosso (projeto) era Mergulhando na Vida dos Animais Aquáticos. Eu gostei muito da nossa sala, parecia o fundo do mar de verdade.”

(Lara Bernardino – Pré I)

 

“Eu gostei de fazer tudo da Feira Cultural, tudo dos Animais Aquáticos, mais ainda de pintar e ler os gibis que eu ganhei.”

(Leonardo Lutaif – Pré I)

 

“Eu me diverti na Feira Cultural e aprendi que não pode jogar o esgoto na água. Todos os meus amigos estavam lá na Feira Cultural. Lá na escola, a gente estudou antes (O Projeto) a Poluição nas Águas dos Rios Tietê e Pinheiros.”

(Luccas Cavallaro – Pré II)

 

“Na Feira Cultural, eu fiz um teatro que falava que não pode jogar lixo na água do rio, porque os rios Tietê e Pinheiros já estão muito sujos.”

(Julia Góes – Pré II)

 

“Nossa sala era Consumo Consciente, Água Para Sempre. Eu participei do teatro na Feira Cultural, nós ensaiamos bastante na classe antes.”

(Carollyna Fernanda – 1º ano)

 

“Eu aprendi que gastar água à toa não é certo.”

(Taís Trevizan – 1º ano)

 

“Se cada um economizar água, nós podemos salvar o Planeta.”

(Gabriela Forchetto – 1º ano)

 

“Quem gasta água pode ficar sujo e doente.”

(Isabela Henriques – 1º ano)

 

“Nós começamos o projeto no começo do ano.

Ele chamava Eu Transformo Meu Mundo.

Nós fizemos muitas atividades e estudamos a reciclagem na aula de Ciências.

No dia 15 de setembro, mostramos tudo na Feira Cultural, falamos da poluição e entregamos as sacolas ecológicas que fizemos. Entregamos também as sementes.

Assim, aprendemos a cuidar do planeta Terra.”

(Texto coletivo elaborado pelos alunos

Letícia Pereira, Matheus Caetano e Isabela Oliveira – 1ª série)